sábado, 17 de janeiro de 2009

Olmert anuncia cessar-fogo após 22 dias de ofensiva.



O primeiro-ministro israelense anunciou a trégua durante uma entrevista coletiva
O primeiro-ministro israelense anunciou a trégua durante uma entrevista coletiva

O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert anunciou neste sábado um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza depois de 22 dias de ofensiva militar na região que matou mais de 1,2 mil pessoas. Segundo o gabinete do governo israelense, Israel conseguiu atingir todos os seus objetivos, uma vez que o Hamas foi duramente atingido e sua capacidade de lançar foguetes contra o Estado judeu foi severamente limitada.

A trégua, que foi comunicada em uma coletiva, começa a vigorar a partir das 2h (22h de Brasília). A decisão é do Conselho de Segurança, orgão que reúne o governo, o exército e os chefes dos serviços de segurança. As tropas israeleses, no entanto, permanecerão em território palestino e responderão a qualquer ataque oriundo de militantes do Hamas, segundo Olmert afirmou em entrevista coletiva em Tel Aviv.

"Às 2h vai iniciar o cessar-fogo, mas continuaremos posicionados em Gaza e seus arredores. Se nossos inimigos decidirem atacar novamente, o exército israelense está autorizado a responder com força. (..) Nossos objetivos, da maneira que definimos quando lançamos a operação, foram totalmente atingidos e muito além disso. O Hamas recebeu um duro golpe", enfatizou Olmert.

O chefe do Executivo israelense acrescentou que na decisão não foi levado em conta o movimento islamita Hamas, que "como outras organizações terroristas reconhecidas internacionalmente, não deve ser parte do acordo". Olmert descatou o sucesso da ofensica dizendo que muitos dos homens do Hamas morreram, que os disparos de foguetes caíram e diversos túneis usados para o contrabando de armas foram destruídos.

Hamas nega cessar-fogo
A ONU, por sua vez, ressaltou que um cessar-fogo deve vir acompanhado da retira das tropas. "Esta declaração unilateral deve ser acompanhada por uma negociação para a retirada israelense da Faixa de Gaza", disse o secretário-geral, Ban Ki-moon, a repórteres na capital libanesa, Beirute. Em Gaza, o Hamas afirmou que o anúncio israelense não colocará fim ao conflito.

"Um cessar-fogo unilateral não significa o fim da agressão (israelense) e o fim do sítio (causado pelo fechamento das fronteiras entre Israel e Gaza). Isso (o cerco) constitui um ato de guerra, e então isso não significa o fim da resistência", afirmou Fawzi Barhoum, porta-voz do grupo palestino. Antes da confirmação do cessar-fogo, o grupo islâmico já havia dito que não aceitaria qualquer trégua vinda de Israel.

Com agências internacionais

Nenhum comentário: