segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MANIFESTANTES PROTESTAM EM FRENTE AO CONSULADO BRASILEIRO.


Jovens militantes do partido conservador italiano Aliança Nacional (AN), liderados pelo senador Filippo Berselli, presidente da Comissão de Justiça do Senado, realizaram neste domingo, 18, uma manifestação em frente ao consulado brasileiro em Bologna.

Os manifestantes protestaram contra a decisão do governo brasileiro, que concedeu o status de refugiado político ao ex-militante de esquerda Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália.

Ao final da manifestação, a consulesa honorária do Brasil, Anna Macchiagodena, convidou Berselli para uma reunião, informou uma nota divulgada pela AN.

A consulesa assegurou ao senador que vai apresentar ao embaixador do Brasil na Itália, Adhemar Gabriel Bahadian, a reivindicação dos manifestantes.

Por outro lado, o senador Berselli anunciou que vai apresentar nesta segunda-feira uma moção na qual o Senado pede que o governo italiano utilize todos os meios institucionais possíveis para pressionar o Brasil.

Segundo a nota divulgada pela AN, a intenção da medida é garantir que "o terrorista Battisti possa finalmente cumprir na Itália suas duas condenações à prisão perpétua".

Battisti, 54 anos, é acusado de ter cometido quatro assassinatos cometidos entre 1978 e 1979, quando era membro do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

No entanto, o governo brasileiro baseou-se na "existência fundada de um temor de perseguição" para conceder o status de refugiado político ao italiano, que tem a permissão de viver e trabalhar no país sem ser extraditado. (ANSA)

Fonte: ANSA.it

Nenhum comentário: