sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lula envia carta à Itália em defesa de refúgio de Battisti.

Direto de Brasília

Laryssa Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao governo italiano carta em defesa da decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao ex-militante extremista Cesare Battisti. O teor do documento, redigido pelo Ministério da Justiça, não foi divulgado. Nesta manhã, a embaixadora Maria Edileusa Reis, chefe do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, se reuniu com o representante diplomático da Itália no Brasil, Michele Valensise, para encaminhar oficialmente a posição brasileira.

Ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Cesare Battisti foi condenado a prisão perpétua à revelia em seu país de origem por supostamente ter coordenado o assassinato de quatro pessoas.

A decisão do ministro da Justiça brasileiro, favorável à Battisti, anula o pedido de extradição formulado pelo governo da Itália, mas a consolidação do processo depende de aval do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em decisão plenária, precisa arquivar a solicitação de envio do italiano a seu país de origem.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, havia encaminhado documento de repúdio ao Brasil no sábado.

Redação Terra

Nenhum comentário: