domingo, 18 de janeiro de 2009

Israel reage com artilharia a novo ataque de foguetes saídos do Líbano.


As Forças de Defesa israelenses responderam com tiros de artilharia ao novo ataque de foguetes Katyusha a partir do território libanês. Ao menos três foguetes disparados do sul do Líbano atingiram o norte de Israel no segundo ataque do tipo em menos de uma semana.

O ataque, cuja autoria ainda é desconhecida, reacende os temores de uma segunda frente de batalha na grande ofensiva militar israelense contra alvos do movimento islâmico radical Hamas na faixa de Gaza. A ofensiva, que entra nesta quarta-feira em seu 19º dia consecutivo, deixou mais de 940 palestinos mortos, a maioria civis.

O Líbano, contudo, condenou, segundo a rádio Israel, os novos ataques, assim como fez logo após o lançamento dos foguetes na semana passada.

Segundo o Exército israelense, as Forças de Defesa responderam logo após o ataque atirando com sua artilharia contra "a fonte do ataque" no sudeste do Líbano. Segundo fontes de segurança libanesas, oito bombas foram lançadas contra o território libanês.

Hatem Moussa/AP

Palestino ferido aguarda enquanto outros verificam escombros de prédio destruído por operação militar israelense na Cidade de Gaza
A polícia israelense afirma que os foguetes caíram em áreas abertas e não há relatos de feridos ou danos materiais --o que pode indicar que o ataque foi um alerta contra a ofensiva de Israel.

Os ataques de quinta-feira passada (8) foram assumidos por um grupo relativamente desconhecido, Resistência Árabe Islâmica, que afirmou, em comunicado que os foguetes foram uma "mensagem clara" a Israel para que interrompa sua ofensiva em Gaza. "Os próximos foguetes que dispararemos matarão", advertiu o líder do grupo, Mohamad Ali al Hosseini, que diz possuir 3.000 militantes e armas sofisticadas para combater Israel.

A televisão libanesa reporta que quatro foguetes foram lançados de uma área próxima à cidade de Hasbaya, no sul do Líbano.

Desde os ataques da semana passada, o Exército israelense mantém vigilância sobre a fronteira com Líbano. Em comunicado, os militares afirmaram que Israel responsabiliza o governo e o Exército libaneses por evitar este tipo de ataque.

Em Israel, as sirenes de alerta de foguetes tocaram, segundo o jornal israelense "Haaretz", na cidade de Kiryat Shmona, que foi atingida por centenas de foguetes da milícia xiita Hizbollah em 2006, durante confronto entre Israel e o grupo.

As autoridades pediram aos moradores das áreas do norte do país e limítrofes com o Líbano que permaneçam em refúgios e quartos blindados até o fim das investigações sobre a autoria dos disparos.

Ajuda

Embora o primeiro ataque com foguetes tenha sido um episódio pontual, sem consequências maiores para o conflito em Gaza, o novo ataque pode levantar um alerta das tropas israelenses, que já expressaram preocupação de que militantes no Líbano abram uma segunda frente de batalha em solidariedade ao Hamas.

Embora o novo ataque agrave as tensões entre Líbano e Israel, é difícil que Tel Aviv entre em uma nova guerra após 19 dias de uma grande ofensiva militar contra o Hamas, para qual foram convocados milhares de reservistas.

O Hizbollah negou a autoria dos lançamentos de foguetes, mas alertou, no fim de semana passado, que Israel não use o ataque como um pretexto para iniciar um conflito com o Líbano.

Em um manifesto contra Israel, o primeiro-ministro Mohammad Raad afirmou que o grupo está pronto para reagir em caso de um ataque israelense.

"Estamos prontos para todos os cenários, mas não permitiremos que Israel nos provoque e nos leve ao que não queremos ou ao que não decidimos por nós mesmos", disse. "Contudo, se Israel decidir atacar, encarará a maior resistência que imaginou".

Ataque

Logo após o ataque com os foguetes na quinta-feira passada (8), Israel retaliou com uma ofensiva da artilharia no que um porta-voz das Forças de Defesa descreveu como "resposta precisa à fonte do ataque" e pode significar uma reação militar limitada para evitar a escalada dos confrontos e a abertura efetiva de uma nova frente de batalha que exigiria ainda mais investimento das forças israelenses --e poderia causar ainda mais vítimas civis.

O temor israelense era de que os foguetes tivessem sido lançados pelos militantes xiitas do Hizbollah. O grupo, como o Hamas, promove a luta contra Israel e é considerado por Washington uma organização terrorista, multiplicou seus discursos de apoio ao movimento palestino desde o início da ofensiva militar israelense na faixa de Gaza, mas nunca mencionou apoio militar.

Em meados de 2006, Israel travou uma guerra contra o Hizbollah após a captura de dois de seus soldados pela milícia xiita. Este conflito deixou mais de 1.200 mortos no Líbano, na maioria civis, e 160 vítimas israelenses, na maioria soldados.

Folha Online

Nenhum comentário: