sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Europeus, entre os quais os italianos, alarmados com o aumento dos preços.


De acordo com o último inquérito Eurobarómetro, publicado em Dezembro de 2008, o aumento dos preços e a crise econômica são as duas principais preocupações dos europeus, poucos meses antes das eleições europeias de Junho de 2009. Mas apesar do pessimismo económico manifestado por muitos dos inquiridos, a adesão à União Europeia continua a ser entendida como um factor positivo pela maioria dos europeus.

Num momento em que os Estados-Membros da União Europeia entraram ou estão em vias de entrar numa fase de recessão económica, a maioria da opinião pública europeia considera que o desemprego e a situação económica irão piorar ao longo dos próximos 12 meses

71% dos europeus inquiridos estão particularmente pessimistas quanto à situação econômica, apesar de considerarem que a economia europeia está numa situação melhor do que as economias nacionais ou a economia mundial.

Eslovacos confiantes, irlandeses céticos

A Eslováquia, os Países Baixos, a Dinamarca e a Finlândia são os países onde a percepção econômica é mais optimista, contrariamente a Portugal, Hungria, Grécia, França, Irlanda e Itália, que constituem o grupo de países menos otimistas.

Por outro lado, a Eslováquia, que aderiu ao euro no dia 1 de Janeiro de 2009, é o único país onde a percepção pública da economia nacional é agora mais positiva do que no Outono de 2007.

Apesar da atual conjuntura econômica, os europeus mantêm-se relativamente optimistas quanto à sua situação económica pessoal: 64% dos inquiridos estão otimistas quanto à situação financeira dos respectivos agregados familiares e 56% consideram ter uma boa situação profissional.

No que se refere às expectativas sobre a vida em geral, a Suécia e a Dinamarca são os países com opiniões mais positivas, o contrário sucedendo com a Hungria, Portugal e a Lituânia, onde as expectativas são bastante negativas.

Inflação, desemprego, reformas

O aumento dos preços, a inflação e a deterioração da situação económica foram os principais motivos de preocupação na Europa, ao longo do Outono de 2008.

A inflação é considerada a principal preocupação nacional por 15 Estados-Membros. Na Áustria, na Letónia, na Eslovénia, na Bulgária e na Lituânia esta preocupação é manifestada por mais de metade dos cidadãos inquiridos.

A situação econômica é a principal preocupação nacional em 9 Estados-Membros, com os Países Baixos a liderar a lista (64%), seguindo-se a Grécia (51%) e a Estónia (50%).

Entre as principais preocupações manifestadas incluem-se o desemprego (em Espanha foi referida por 45% dos inquiridos), o sistema de segurança social (mencionado por 43% dos cidadãos polacos), a imigração (manifestada por 48% dos cidadãos malteses) e as reformas, que se encontram no topo das preocupações dos cidadãos búlgaros, húngaros, austríacos e eslovenos.

Adesão à União Europeia: um fator positivo

Com os problemas econômicos a liderar as preocupações dos eleitores europeus, poucos meses antes das eleições para o Parlamento Europeu, em Junho de 2009, a adesão à União Europeia continua a ser entendida com um aspecto positivo pela maioria dos cidadãos inquiridos.

Eleições europeias de Junho de 2009

As eleições europeias de Junho de 2009 serão uma oportunidade importante para os eleitores decidirem as políticas que querem ver implementadas pela União Europeia, nomeadamente no que se refere à gestão da crise econômica, com a qual todos os europeus se confrontam atualmente.

Oriundi

Nenhum comentário: