quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Após asilo a Battisti, Itália convoca embaixador do Brasil.


A Itália convocou o embaixador do Brasil, Adhemar Gabriel Bahadian, para protestar contra a decisão da Justiça brasileira de conceder asilo político ao ex-ativista italiano de extrema esquerda Cesare Battisti, indicou nesta quarta-feira a chancelaria italiana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou no início da semana ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que aprovasse refúgio a Battisti, um dos chefes da organização de extrema-esquerda "Proletários Armados pelo Comunismo" (PAC). Condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no final da década de 1970, o italiano foi preso e fugiu, refugiando-se na França e na América Latina.

Após a conversa entre Lula e Genro, o chefe da pasta da Justiça confirmou a decisão de conceder asilo ao italiano. A iniciativa, confirmada nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça, teve por base o argumento de "fundado temor de perseguição".

Em novembro do ano passado, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao ministério, havia negado pedido de refúgio ao militante de esquerda.

Com a confirmação do despacho de Tarso Genro, o Supremo Tribunal Federal (STF), que analisava pedido de extradição formulado pelo governo da Itália, deve determinar a liberdade do suposto terrorista nos próximos dias.

Para tentar reverter a situação, o governo italiano se propõe a encaminhar uma carta ao presidente Lula solicitando que Battisti não seja colocado em liberdade. O documento ainda não chegou ao Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: