quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ITÁLIA ANALISA DISPONIBILIZAR PACOTE DE AJUDA PARA GAZA.


O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse que o governo tem a intenção de preparar um "pacote italiano" para ajudar a população civil da Faixa Gaza.

Segundo um comunicado oficial do ministério, Frattini demonstrou estar fortemente preocupado com as consequências da crise para os civis de Gaza, ao mesmo tempo em que apreciou as garantias que Israel deu para a continuidade dos fluxos de ajuda, o que ameniza a difícil situação humanitária no local.

O ministro fez um forte apelo às regiões italianas e a todos os agentes da cooperação descentralizada para trabalharem na criação de iniciativas especiais, com a colaboração do governo, com o objetivo de garantir o fluxo de ajuda.

O chanceler também assegurou que a Farnesina (chancelaria italiana) está pronta para desenvolver e coordenar toda a assistência técnica para as ações da administração e dos interessados e para oferecer ajuda política e diplomática necessária nesta delicada fase.

No centro da presidência italiana do G8, grupo formado pelos sete países mais desenvolvidos e a Rússia, Frattini também busca discutir com outros ministros do bloco uma resposta adequada em termos de ações imediatas que possam responder às emergências econômicas e humanitárias em Gaza.

O chanceler irá apresentar esse programa de ações nesta quarta-feira, em audiência com a Comissão do Exterior da Câmara e do Senado, visando o apoio do Parlamento.(ANSA)

Fonte: ANSA.it

Nenhum comentário: