sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Países da União Européia vão precisar de 20 milhões de trabalhadores qualificados. Cartão Azul para imigrantes será votado em novembro.

Previsto para ser votado no início desta semana, o relatório que institui o Cartão Azul para imigrantes qualificados, que será adotado pelos países integrantes da União Européia, será votado em novembro próximo pelo Parlamento Europeu. A previsão inicial era de que a matéria fosse votada no início desta semana.

A iniciativa, que se contrapõe aos rigores da nova lei contra os imigrantes ilegais, tem por objetivo suprir a falta de trabalhadores qualificados na EU, sobretudo nas áreas de engenharia e informática, que se traduz, de acordo com os dados disponíveis, na necessidade de 20 milhões de trabalhadores qualificados nos próximos 20 anos.

Em Outubro de 2007, a Comissão Européia propôs a criação do Cartão Azul, destinado a atrair trabalhadores altamente qualificados para a União Européia, uma maneira de tentar atrair profissionais de outros países que até agora quase sempre buscam imigrar para os Estados Unidos. O Cartão Azul deverá funcionar como autorização de residência e de trabalho, durante um período renovável de dois anos, com uma série de concessões e direitos.

Os membros da família do detentor do Cartão Azul também terão direito de entrada na União Europeia e poderão beneficiar da livre circulação de pessoas no espaço europeu dois anos após a concessão do Cartão Azul.

A atribuição do Cartão Azul deverá obedecer a regras comuns, sendo da responsabilidade dos Estados-Membros a definição do número de cartões a atribuir.

"A Alemanha tem necessidade de 95.000 engenheiros, mas o mercado só pode contar com os 20.000 engenheiros formados anualmente no país", afirmou a eurodeputada alemã Ewa Klamt. "Defendemos sempre a imigração legal, mas só conseguiremos acabar com a imigração ilegal se abrirmos as portas à imigração legal", acrescentou.

Alguns Estados-Membros da União Européia preferem que o Cartão Azul só seja atribuído depois de se ter alcançado a plena livre circulação de pessoas na União Europeia. Isto permitiria que os cidadãos romenos ou búlgaros pudessem circular livremente na União Européia, antes de a livre circulação ser autorizada a cidadãos de países terceiros.

Por outro lado, existem receios de que o Cartão Azul dê origem a uma fuga de profissionais qualificados de África e de outros países em desenvolvimento.

Oriundi

Nenhum comentário: