quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Brasil-Itália: acordo cinematográfico.


O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, assinará nesta quinta-feira (23) em Roma, na sede do Ministério italiano dos Bens Culturais, o acordo de co-produção cinematográfica Brasil-Itália, além de participar da abertura do Festival Focus Brasile, junto ao seu colega italiano Sandro Bondi.

O acordo traz duas novidades em relação ao anterior de 1970: em vez do clássico 70%-30%, foi determinada uma participação mínima de 20% para qualquer um dos países, ou seja, a contribuição dos co-produtores não pode ser inferior a 20% e nem superior a 80% do valor total da produção.

As obras realizadas com esta cobertura são consideradas como filmes nacionais em ambos os países.

A parceria cinematográfica entre Brasil e Itália foi reativada nos últimos anos com duas produções: "Estômago" (2007) do diretor brasileiro Marcos Jorge, vencedor do Raindance Festival no Reino Unido; e "Terra Vermelha" do diretor italiano Marco Bechis, que abriu na última semana a 32ª Mostra de Cinema de São Paulo.

A Itália também tem grande interesse em aprofundar o conhecimento sobre os chamados "Pontos de Cultura", prioritários do Programa Cultura Viva, que partem do pressuposto que todo cidadão não só tem o direito de usufruir da cultura como também de produzi-la.

No Brasil, estão sendo criados locais que permitem o acesso a equipamentos técnicos e informações sobre produção artística. Atualmente há 800 destes Pontos de Cultura espalhados pelo país.

ANSA

Nenhum comentário: