quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Intercâmbio na Itália para descendentes de imigrantes friulanos


Quinta-Feira - 02/10/2008

A Região Friuli Venezia Giulia está financiando o “Progetto Visiti V” destinado a jovens estudantes descendentes de imigrantes friulanos. O projeto está sendo coordenado pelo Ente Friuli Nel Mondo e coordenado pelas associações de descendentes da região. O Circolo Friulano da Associação Italiana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que participou da formatação do Projeto, juntamente com as Associações Friulanas do mundo, está inscrevendo e selecionando candidatos, no Brasil.

O Projeto prevê, na sua fase 1, a permanência de estudantes brasileiros e sul americanos, por quatro semanas na Friuli Venezia Giulia, Itália, período no qual o estudante participará de atividades culturais, sociais e escolares, com objetivo de conhecer a realidade regional, sua história, usos e costumes e aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e cultura italiana. A ida dos alunos brasileiros selecionados à Itália está prevista já para o mês de janeiro de 2009.

Na fase 2, o Projeto prevê a vinda de jovens italianos, pertencentes às famílias que hospedaram os brasileiros na Itália, para permanência no Brasil, também por quatro semanas, em julho 2009, com o objetivo de conhecer o país, aperfeiçoar os seus conhecimentos de língua portuguesa e da cultura e do modo de viver dos descendentes friulanos locais, participando das atividades nas escolas dos participantes brasileiros.

São condições necessárias para a inscrição inicial:

1. ser descendente de imigrante italiano originário da Região Friuli Venezia Giulia;

2. ser residente no Brasil, Argentina, Uruguai ou Venezuela;

3. ter conhecimento da língua italiana;

4. ter idade entre 16 anos e 19 anos;

5. ter consentimento da escola que freqüenta;

6. a família comprometer-se a receber um jovem italiano, acompanhando-o e assistindo-o durante o período de permanência e participar de todas as atividades preparatórias das fases 1 e 2 do Projeto.

7. o candidato deve ter capacidade de interação, convivência e adaptação a situações e costumes novos.

O período de pré-inscrições acontece de 29 de setembro a 4 de outubro com a finalidade de avaliar o número de interessados e a fim de reivindicar o número de vagas.

As inscrições definitivas serão realizadas na segunda quinzena do mês de outubro de 2008, na sede da entidade, junto à Associação Italiana de Santa Maria, na Rua do Acampamento, 255. Informações pelo telefone (55) 3223-3100, e-mail: aism.rs@gmail.com e aismcursodeitaliano@hotmail.com

Nenhum comentário: