terça-feira, 7 de outubro de 2008

ITÁLIA É O PAÍS EUROPEU QUE MAIS TEME IMIGRANTES, DIZ PESQUISA.

07/10/2008

Uma pesquisa publicada nesta ontem (06) pelo jornal "La Repubblica" mostra que os italianos --que até os anos 1960 eram um povo emigrante-- são hoje na Europa os que mais temem a chegada de imigrantes em sua terra.

Para 50,7% dos italianos, os imigrantes são uma ameaça à ordem pública e à segurança dos cidadãos, revelou levantamento realizado pelo instituto Demos LaPolis-Pragma.

O índice é maior que em vários outros países da Europa Ocidental: na França, por exemplo, apenas 21,6% das pessoas pensam dessa maneira; na Alemanha, 29,3%; e no Reino Unido, esse índice é de 23,3%. Apenas dois outros países, do Leste Europeu, superam a Itália nesse quesito: a República Tcheca, com 66,3% e a Hungria, onde 63,9% da população pensa que os imigrantes são uma ameaça.

O jornal afirma que os resultados da pesquisa ajudam a explicar os recentes atos de violência contra estrangeiros na Itália, mas diz que episódios semelhantes acontecem em outros países europeus.

Em maio, acampamentos ciganos foram atacados e incendiados na principais cidades italianas, sobretudo em Nápoles, onde testemunhas apontaram a presença de líderes da Camorra, poderosa máfia local, entre os incendiários. Os criminosos não foram punidos. Além de ciganos, a Itália também recebe grandes fluxos de imigrantes ilegais vindos da África.

Cultura e economia

Para boa parte dos italianos, a chegada de estrangeiros também traz um efeito nocivo para a cultura do país. Para 35,1% deles, os imigrantes representam um perigo para a cultura, a religião e a identidade nacional. Na França, 22% pensam assim; na Alemanha, 25,7%; e no Reino Unido, 33,5%.

Perguntados se os imigrantes contribuem para a abertura cultural do país, 46,3% dos italianos responderam que sim, abaixo de 69,8% dos franceses, 69,1% dos alemães e 70,7% dos britânicos que concordam com a afirmativa.

Já em relação ao mercado de trabalho, a idéia dos italianos em relação aos imigrantes aproxima-se mais da percepção dos vizinhos europeus. Para 36,7% dos italianos, os estrangeiros tomam os postos de trabalho dos cidadãos nativos. No Reino Unido, 47,7% da população pensa dessa maneira, na Alemanha, são 36,3% e na França, 25,8%.

Perguntados se os imigrantes são uma fonte de riqueza para a economia, 46,5% dos italianos responderam que sim, ante 59,3% dos que concordam na França, 61,7% na Alemanha e 73,1% no Reino Unido.

O levantamento foi publicado depois que vários políticos italianos, entre eles o presidente da República, Giorgio Napolitano, advertiram sobre o perigo do racismo no país. Em manifestações, milhares de pessoas em Nápoles e Roma protestaram também contra a discriminação racial neste fim de semana.

Agência Estado

Nenhum comentário: