quarta-feira, 18 de março de 2009

Porta-voz reitera posição do Vaticano em relação ao uso dos preservativos.


O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reiterou nesta quarta-feira a contrariedade da Igreja em relação ao uso dos preservativos e defendeu o ensino de uma sexualidade responsável.

"Não esperem uma mudança de posição do Pontífice durante esta viagem. Bento XVI repetiu a linha já afirmada por João Paulo II", advertiu o porta-voz.

Ontem (17), no curso de sua primeira viagem à África, o papa Bento XVI disse que "a Aids não pode ser superada com o dinheiro nem com a distribuição de preservativos, que só aumentam o problema".

Segundo Lombardi, na África o vírus da Aids é transmitido não só por via sexual, mas também em função das condições higiênicas precárias.

"Concentrar a questão no uso do preservativo não é o caminho correto, porque nos afasta de um empenho educativo mais amplo", observou o porta-voz do Vaticano.

O padre negou que as atividades humanitárias da Igreja na África sejam ineficazes e ressaltou que é "uma das presenças mais ativas e competentes" no combate ao vírus da Aids.

Lombardi explicou também que os três pontos fundamentais para combater o problema na região são a educação, remédios eficazes e a assistência aos doentes.

Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, atualmente existem no mundo cerca de 33 milhões de portadores do vírus HIV. Destes, cerca de dois terços estão na África, o que equivale a 22,5 milhões de pessoas.

ANSA

Nenhum comentário: