quarta-feira, 11 de março de 2009

Manifestantes fazem protesto e pedem reestatização da Embraer.


Cerca de 200 manifestantes participaram no fim da tarde desta quarta-feira de um ato na Câmara de São José dos Campos (SP) para pedir a reestatização da Embraer, além da reintegração dos 4.200 funcionários que foram demitidos pela empresa no final de fevereiro.

A manifestação foi liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.


Os sindicalistas alegam que grande parte dos financiamentos que a Embraer recebe é pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um banco público de fomento. Por isso, deveria ser novamente estatizada.

"Queremos reafirmar a campanha de reintegração dos funcionários e lançar a campanha nacional pela reestatização da Embraer, que recebe muito dinheiro do BNDES e pertence a um setor estratégico, por isso, precisa ficar nas mãos do governo", diz Luiz Carlos Prates, o Mancha, secretário-geral do sindicato.

A Embraer, sigla de Empresa Brasileira de Aeronáutica, foi privatizada em 1994 e é uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo. Fundada em 1969, já produziu 4.995 aviões, que hoje operam em 78 países, segundo informações da companhia.

Entre seus principais acionistas, estão a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, grupo Bozano, fundos estrangeiros de investimentos e BNDESpar. A empresa ainda mantém ações negociadas na Bovespa e em Nova York.

A campanha do sindicato não é a primeira a envolver trabalhadores exigindo reestatização de uma companhia no país. Em outubro de 2007, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou resultado de plebiscito sobre a reestatização da Vale, com um total de 3,6 milhões de votos favoráveis.

(Com informações da Reuters)

UOL

Nenhum comentário: