quinta-feira, 19 de março de 2009

Biostestamento em discussão.


ROMA, 18 MAR (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, enviou uma carta aos senadores do partido Povo da Liberdade (PDL) sobre o projeto de lei do testamento biológico, que será examinado no Senado nesta quarta-feira.

A proposta, que recebeu várias emendas de parlamentares italianos, define as orientações do paciente em relação aos procedimentos médicos que ele aceita receber em caso de doenças, lesões cerebrais irreversíveis ou que causem invalidez e exijam tratamentos permanentes com aparelhos.

Na carta, o premier pede que os senadores examinem a questão com delicadeza e ajustem a ética da convicção com a da responsabilidade.

"O objetivo desta carta é destacar a importância e o significado político da votação", afirmou.

"Sei que em nosso partido e em nossos grupos parlamentares existem posições discordantes. Não é minha intenção pedir que alguém contrarie a liberdade de consciência, que continua sendo um princípio não negociável".

No entanto, segundo Berlusconi, algumas circunstâncias "me levaram a escrever a carta, posto que não posso fingir que esqueci que esta votação ocorre logo após a morte trágica de Eluana Englaro".

A italiana Eluana Englaro passou 17 anos em coma vegetativo e morreu no dia 9 de fevereiro deste ano, depois que a família obteve autorização para suspender sua alimentação e hidratação.

Para o premier, o projeto de lei sobre o testamento biológico "conjuga o direito à vida com a liberdade de tratamento e diz não à eutanásia e à obstinação terapêutica".

ANSA

Nenhum comentário: