terça-feira, 31 de março de 2009

BATTISTI: ITÁLIA AGUARDA DECISÃO DE STF ATÉ O FIM DE ABRIL.

30/03/2009

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá "antes do fim de abril" o caso do italiano Cesare Battisti, solicitado pelo governo italiano e que recebeu o status de refugiado político do governo brasileiro.

"Nós respeitamos a corte brasileira (STF), mas sou otimista pela validade de nossas razões", disse Frattini neste sábado ao participar de um Congresso de fundação do novo partido Povo da Liberdade (PDL), em Roma. Até o momento, PDL era o nome dado à coalizão governista.

"O governo italiano quer (Battisti) em uma prisão na Itália", disse o chanceler ao se referir sobre o caso do italiano, que é condenado em seu país à prisão perpétua por quatro homicídios cometidos na década de 1970.

Ontem, o governo italiano contestou o novo pedido de liberdade de Battisti, solicitado no último dia 13, ressaltando sua posição contrária aos argumentos da defesa do italiano.

Em uma manifestação, encaminhada ao relator do processo de extradição, ministro Cezar Peluso, a Itália afirmou que o pedido da defesa "é inaceitável e inadmissível".

Atualmente, Battisti está preso no presídio de Papuda, no Distrito Federal, onde espera a decisão do Supremo de arquivar ou não o processo em que a Itália pede sua extradição.

ANSA

Nenhum comentário: