segunda-feira, 7 de julho de 2008

Publifolha lança Uma Educação à Italiana.


Literatura

O que é que só o italiano tem?

Como traduzir em palavras a alma italiana, aquele "algo" indizível que parece habitar e definir cada homem e mulher nascido na Itália? Na esteira do consistente 'Meus Vizinhos Italianos', a editora Publifolha anuncia o lançamento de mais uma obra do autor britânico Tim Parks, Uma Educação à Italiana, onde em 428 páginas, a partir de crônicas autobiográficas, ele se empenha em desvelar, se isso é possível, como um italiano se torna um italiano.

Depois de Meus Vizinhos Italianos, Publifolha lança Uma Educação à Italiana, do inglês Tim Parks, hoje um pacato morador de uma aldeia próxima a Verona. Foto: Publifolha

Casado com uma italiana, com filhos italianos, morador de uma pequena localidade próximo a Verona, Parks traz à tona situações vividas – e enfrentadas galhardamente – ao longo do crescimento de seus bambini. Esse é o fio condutor para uma análise alegre, porém profunda, dos costumes italianos.

O tom divertido e sério ao mesmo tempo repete, de certa maneira, a fórmula do seu primeiro livro, Meus vizinhos italianos. E isso que, como confessa, quando chegou à Itália, em 1981, “com mais vontade de fugir dos amigos da família e levar a vida em paz do que ir a algum lugar específico, jurei que nunca escreveria sobre o país”.

Ainda bem que, mesmo sem se esforçar, Parks mudou de idéia e foi tecendo um enredo onde histórias cotidianas se entrelaçam compondo um mosaico colorido e fascinante do modo de ser italiano, a partir de elementos pinçados na família, na escola, em casa, no lazer, no trabalho.

Com habilidade, Parks conseguiu desviar-se dos notórios e surrados clichês sobre a italianidade, voltando-se para o mundo das crianças, do seu próprio filho, das crianças mais velhas para as quais lecionara durante a universidade.

O próprio texto do autor revela, de forma loquaz, o quanto um inglês, e sua fleuma, consegue ser abatido pelo ambiente da Itália e pelos italianos. E isso se revela de forma muito cabal em um texto que emociona e transmite passione. Bem ao gosto dos italianos.

Mais informações em
http://publifolha.folha.com.br/

Nenhum comentário: