terça-feira, 29 de julho de 2008

CIDADES ITALIANAS DE MANTOVA E SABBIONETA SÃO INCLUÍDAS NO PATRIMÓNIO MUNDIAL

Mantova, 29/07/2008

O comitê de patrimônio mundial da Unesco, no âmbito dos trabalhos da 32ª sessão decorrida em Quebec, Canadá, aprovou com decisão acolhida por aclamação, a proposta do Governo italiano de inclusão na lista dos sítios classificados como patrimônio da humanidade, as cidades de mantova e Sabbioneta pelos seus excepcionais testemunhos de arquitetura e urbanística do renascimento.

Análoga decisão foi adoptada devido à linha-férrea nas paisagens de Albula e Bernina na zona dos Alpes. Com a aprovação de tais candidaturas, sobem para 43 os sítios italianos na lista do património mundial da humanidade.

Mântua (em italiano Mantova) é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Mântua, com cerca de 46.372 habitantes.

Estende-se por uma área de 63 km², tendo uma densidade populacional de 736 hab/km². Faz fronteira com Bagnolo San Vito, Curtatone, Porto Mantovano, Roncoferraro, San Giorgio di Mantova, Virgilio.

A cidade foi fundada nas margens do Mincio há aproximadamente 2000 a.C.. Mais tarde foi, no século VI a.C., uma vila etrusca. O seu nome deriva de Mantus, o equivalente ao deus Hades na língua dos etruscos.

Na Idade Média, a partir de 1328, a cidade foi o centro de um ducado nas mãos da família Gonzaga. O desaparecimento da descendência ducal direta foi a causa, no século XVII, da guerra de sucessão de Mântua, caso periférico da Guerra dos Trinta Anos. Todavia, o ducado regressa numa ramificação cadete (francesa, dos duques de Nevers) até 1708, data em que este é anexado ao ducado de Milão.

Nos arredores de Mantova - a 35 km ao longo da estrada para Parma localiza-se Sabbioneta, conhecida como "Piccola Atene", um perfeito centro urbano do renascimento, ainda hoje cercado por muralhas e bastiões originais.

Entre os vários edifícios, que dão para as ruazinhas do traçado regular, destacam-se o Palazzo Ducale, de 1568, com a Galleria degli Antenati parecida a uma amazona, e, sobretudo, um tesouro da arquitectura, o Teatro Olímpico, construído por Vincenzo Scamozzi, em 1590, em estilo palladiano.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário: