segunda-feira, 21 de julho de 2008

ITÁLIA: POLÍTICOS PROTESTAM APÓS LÍDER SEPARATISTA OFENDER HINO NACIONAL


21/07/2008

Autoridades e políticos italianos criticaram hoje as ofensas de Umberto Bossi, líder do partido separatista Liga Norte, que levantou o dedo médio contra o Hino Nacional da Itália e pediu que sejam banidos do norte os professores com origem no sul do país.

Bossi, que é ministro das Reformas Institucionais do governo conservador de Silvio Berlusconi, afirmou ontem durante um comício de seu partido em Pádua, no nordeste do país, que o cidadão italiano não deve mais "ser escravo de Roma", em alusão à primeira estrofe do Hino Nacional composto por Goffredo Mameli.


"Não devemos mais ser escravos de Roma. O hino diz: 'Itália, escrava de Roma'; bah! digo eu", afirmou Bossi enquanto levantava o dedo médio, em um evidente gesto ofensivo. "Devemos lutar contra a canalha centralista. Há 15 milhões de homens dispostos a brigar por sua liberdade: ou conseguimos as reformas, ou será batalha!", acrescentou o político durante o evento.

Companheiros de Bossi na coalizão governista, o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, se manifestou hoje no parlamento criticando a atitude contra os símbolos nacionais. "Ninguém, muito menos um ministro da República, deve pronunciar palavras que ofendam o sentimento nacional que está no hino de Mameli e naquilo que ele significa, assim como nas palavras que o compõem", declarou Fini.

Outros representantes da maioria governista tentaram minimizar as declarações de Bossi, enquanto a esquerda atacou-o tanto pela vulgaridade quanto por sua proposta de eliminar das escolas do norte os professores com origem no sul.

"A declaração de Bossi não é improvisada, está dentro de uma escolha de fundo que a Liga fez há tempo: introduzir operações que tendem a desmantelar o Estado nacional", declarou Enrico Panini, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores do Ensino (FLC-CGIL). "Aconteceu com o hino, com a escola e acontecerá muito provavelmente com o federalismo em escala institucional. O objeto do enfrentamento é, portanto, mais amplo do que pode parecer", acrescentou o sindicalista.

Por sua vez, o historiador Valério Castronovo defendeu o aspecto tradicional do hino escrito por Goffredo Mameli. "Esse hino faz parte da nossa tradição, nossos caçadores aprenderam a cantá-lo, nos estádios o entoam os torcedores, enfim, entrou no uso cotidiano e isso é importante para um país como o nosso, sempre em crise de identidade", defendeu Castronovo.

Um dos principais cavalos de batalha da Liga Norte, partido que conquistou significativa representação parlamentar nas eleições de abril deste ano, sempre foi o grito de "Roma ladrona", acusando a capital de ser a culpada de todos os males do país -- em especial da região norte, cuja economia é mais dinâmica do que o resto do país.

Essa não é a primeira vez que o líder federalista radical faz declarações públicas de tom violento. Uma semana antes das eleições de abril, Bossi ameaçou pegar em armas contra a suposta falta de clareza das cédulas eleitorais italianas. "Se for necessário, para deter os romanos [em referência ao governo nacional], que imprimiram essas cédulas eleitorais que são uma autêntica sujeira e que não permitem votar com sensatez e clareza, poderemos pegar em fuzis", declarou Bossi naquela ocasião, diante cerca de 300 pessoas que participavam de um encontro eleitoral no norte do país. O político também já foi condenado uma vez por insultos à bandeira italiana.

ANSA

Nenhum comentário: