terça-feira, 8 de julho de 2008

Berlusconi: G8 sem países emergentes.


TOYAKO, 8 JULHO

O premier italiano Silvio Berlusconi, anunciou hoje que o Grupo dos Oito (G8) países mais desenvolvidos aprovou a sua proposta de manter a mesma fórmula para a cúpula de 2009, sem a integração dos países emergentes.

"Durante a reunião do G8 de hoje (8) votou-se por unanimidade a minha proposta de manter a fórmula para o próximo G8 de 2009, que se realizará na ilha de La Maddalena, na Sardenha", afirmou Berlusconi.

O chefe de governo , durante uma coletiva à imprensa em paralelo à cúpula do G8, explicou que foi rejeitada a proposta francesa de ampliar o grupo aos países emergentes, entre eles o Brasil e o México.

O presidente francês Nicolas Sarkozy teria apresentado uma proposta para ampliar o G8 a outras economias emergentes relevantes, no marco da cúpula anual do grupo.

Berlusconi declarou na segunda-feira (7) que "a maioria quer manter a fórmula atual, cuja vantagem é não ter um número de presenças excessivas, permitindo assim falar de modo franco e direto".

A proposta de Sarkozy de incluir México, Brasil, China, Índia e África do Sul (o chamado G5) no grupo dos países mais desenvolvidos do planeta, foi rejeitada pela cúpula do Japão.

O G8 se confirmou com a fórmula atual, integrado por Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França, Itália, Alemanha, Rússia e Japão.

Berlusconi esclareceu na segunda (7) que considerava "justo fazer reuniões regulares ampliadas a estes cinco países".

Washington também se manifestou ontem (7), pela primeira vez de forma direta, contra a expansão do grupo. "Não somos a favor da ampliação", destacou o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Gordon Johndroe.

ANSA

Nenhum comentário: