terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PRESIDENTE ITALIANO APELA PELO FIM DA VIOLÊNCIA E DA XENOFOBIA.

02/02/2009

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, comentou os crimes que estão ocorrendo na Itália, fazendo uma referência indireta ao caso do imigrante indiano que foi espancado e teve o corpo queimado em Roma no final de semana.

"Estamos nos confrontando com terríveis incidentes que agora não serão mais considerados fatos isolados, mas sim, sintomas alarmantes de tendências que infelizmente estão crescendo", declarou Napolitano através de um comunicado.

Na madrugada do último domingo, um imigrante indiano de 35 anos foi agredido e teve o corpo queimado em uma estação de trens da localidade de Nettuno, próximo à capital italiana. Três jovens italianos foram identificados como agressores e afirmaram que estavam apenas "se divertindo". Um deles tinha 16 anos.

No texto, o presidente italiano fez um "forte apelo a todos aqueles que têm responsabilidades institucionais, culturais e educativas, para se manifestarem pelo fim da xenofobia, do racismo e da violência".

Também hoje, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou que o caso do indiano "é um caso horrível" e disse crer que os responsáveis pelo crime serão punidos severamente.

O chanceler também comentou as propostas do partido de extrema-direita Liga Norte sobre as questões de imigração, dizendo acreditar que "todos estão convencidos de que o que estamos fazendo é aplicar um pacto europeu sobre imigração, que é muito claro e preciso nas questões de clandestinidade".

"É necessário distinguir corretamente entre os que não respeitam a lei, que são expulsos e repatriados, e aqueles que por sua vez a respeitam, que são integrados", afirmou Frattini, ressaltando que "há episódios absolutamente intoleráveis, mas também é preciso ver os tantos casos virtuosos de imigrantes que trabalham e respeitam a lei". (ANSA)

Fonte: ANSA.it

Nenhum comentário: