terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

NORDESTE DA ITÁLIA APOIA 'TESTAMENTO BIOLÓGICO', SEGUNDO PESQUISA.


Grande parte dos italianos que vivem na região nordeste do país (78,3%) disseram ser favoráveis à aprovação da proposta de lei sobre o 'testamento biológico', segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório Nordestino de Gazzettino.

'Testamento biológico' é o termo utilizado na Itália para definir as orientações de pacientes em relação aos procedimentos médicos que aceita receber em caso de doenças ou lesões cerebrais irreversíveis, ou que causem invalidez, e obriguem tratamentos permanentes com aparelhos.

Segundo a pesquisa, divulgada hoje, somente 14,5% dos italianos da região são contrários ao projeto que tramita no Senado e que, se for aprovado, também estabelecerá que a hidratação e a nutrição de uma pessoa são "formas de sustento vital", portanto não poderiam ser objeto de uma declaração antecipada de tratamento, como ocorreu no caso de Eluana Englaro.

Das mil pessoas entrevistadas em Vêneto, Friuli-Venezia Giulia e Trento, 7,2% não responderam às perguntas da pesquisa.

A análise dos dados permite alinhar a opinião pública do nordeste da Itália com a do resto do país em um momento em que o assunto está sendo debatido, devido ao caso de Eluana, que teve sua alimentação artificial interrompida sob decisão judicial, após passar 17 anos em estado vegetativo.

Em relação à prática religiosa dos entrevistados, 82,2% dos religiosos 'não praticantes' se declararam a favor do 'testamento biológico'; dos que afirmaram serem ocasionalmente religiosos foram 79,8% e 74,3% dos que se declararam religiosos assíduos.

Dos empreendedores ou trabalhadores autônomos 89,8% se declararam desfavoráveis ao projeto de lei, percentual que cai para 65,1% entre os aposentados.

O projeto de lei sobre testamento biológico é defendido pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano. No entanto, o assunto divide parlamentares do país.

ANSA

Nenhum comentário: