terça-feira, 25 de novembro de 2008

PREFEITO DE ROMA REALIZA HOMENAGEM A JUDEUS PERSEGUIDOS.

25/11/2008

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, inaugurou nesta segunda-feira uma lápide que lembra as "escolas de emergência" criadas em 1938 para acolher os estudantes e docentes judeus expulsos de escolas públicas pelas leis raciais aprovadas pelo regime fascista.

- Com as leis raciais, o povo italiano se dividiu em três partes: uma parte pequena, a dos justos que souberam se opor; uma parte dos pérfidos que pediam intransigência na aplicação daquelas leis; e uma parte maior, a dos vis, dos silenciosos e dos conformistas que não souberam se opor - disse Alemanno durante a cerimônia, que também contou com a presença do presidente Giorgio Napolitano.

O prefeito afirmou que "nessas escolas se reuniram professores e alunos que reagiram com espontaneidade àquelas perseguições e discriminações, e formaram uma escola que manteve viva a comunidade judaica e a liberdade de consciência e de expressão".

- Hoje lembramos o exemplo das consciências livres que reagiram e repudiaram as imposições dos horrores, da violência e da vergonha - prosseguiu.

Para Alemanno, "esta memória será sempre viva em Roma, porque faz parte da cidade de maneira inseparável".

ANSA

Nenhum comentário: