terça-feira, 18 de novembro de 2008

ITALIANOS VIVEM MAIS, MAS NÃO SÃO OS MAIS SAUDÁVEIS.

18/11/2008

A Itália ocupa a primeira posição nos dados de longevidade da União Européia (UE), mas essa colocação não significa que os italianos tenham um bom estado de saúde. Grande parte dos idosos do país possui doenças cardiovasculares, osteoartrites e problemas de saúde mental, dados que comprovam a pouca qualidade de vida.

Para o presidente da Sociedade Italiana de Geriatria e Gerontologia, Roberto Barnabei, o estudo, publicado pela revista britânica Lancet sobre a questão da longevidade em 25 países da UE, revela também um dado preocupante e "muito significativo, se gasta pouquíssimo do Produto Interno Bruto para a assistência aos idosos, apenas 0,12%, menos que a Letônia (0,14%). A Suécia gasta 2,57%".

A pesquisa da revista especializada em medicina, organizada por Carol Jagger e Francesco Moscone da Universidade de Leicester, mostra que os homens italianos são os mais longevos da Europa, com expectativa de vida de 80,4 anos, e as mulheres ficam em segundo lugar, com expectativa de 85,3 anos, atrás das francesas (85,4).

Mas o país que tem o maior número de idosos em bom estado de saúde é a Dinamarca, tanto para homens -- com média de 23,6 anos de vida saudável, após os 50 anos, quanto para as mulheres, com 24,1.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: