O Governo italiano, liderado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, planeja organizar a primeira conferência internacional sobre crime organizado, centrada no tráfico de drogas, para levar propostas concretas ao Grupo dos Oito (G8, os sete países mais ricos e a Rússia), já que a Itália assume a Presidência do fórum a partir de janeiro.
"Estamos pensando em organizar na Itália a primeira conferência internacional sobre crime organizado, que dê ênfase especial sobre o tráfico de drogas, fazendo vir aos países diretamente envolvidos para levar assim ao G8 propostas concretas", anunciou hoje o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni.
O ministro italiano explicou que pretende convidar a essa conferência todos os países atingidos pelo problema das drogas, seja pela produção ou pela distribuição de substâncias entorpecentes.
Além disso, Maroni adiantou que a cúpula de ministros do Interior e Justiça que a Itália organizará durante seu período de Presidência do G8 acontecerá na ilha de Lampedusa, 205 quilômetros ao sul da Sicília, no Mar Mediterrâneo.
O ministro do Interior italiano não quis dar mais detalhes sobre a cúpula, mas antecipou que seu Governo trabalha em outra iniciativa que precederia a reunião de ministros em Lampedusa.
O Executivo italiano anunciou em 29 de outubro que planeja também organizar um "G8 social ampliado" para abril de 2009, para preparar, do ponto de vista dos modelos sociais, a cúpula de chefes de Estado e de Governo do grupo.
Fonte: Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário