sábado, 1 de novembro de 2008

ITÁLIA PLANEJA IMPLEMENTAR "CARTÃO DO TORCEDOR" PARA COMBATER VIOLÊNCIA.


31/10/2008

O Ministério do Interior da Itália planeja implementar um sistema para tornar obrigatória a apresentação do "cartão oficial do torcedor" na entrada dos estádios de futebol.

O cartão seria um documento de identificação e ajudaria a combater a violência entre os torcedores. "A carteirinha garante ao torcedor de verdade que ele possa ficar tranqüilo, que ao lado dele não estará sentado um facínora", disse o ministro Roberto Maroni.

"No futuro, será possível entrar no estádio somente por meio de um programa de fidelidade ou com esta carteirinha, que comprova quem é torcedor de verdade", falou.

O sistema será testado no próximo domingo em Milão, na partida do Milan com o Napoli. Só poderão ver o jogo os torcedores que possuírem o documento de identificação chamado "Cuore Rossonero".

"O Milan foi o primeiro clube que acreditou nesse projeto, mas queremos que todos os times façam investimentos neste sentido. A partir do próximo campeonato, o sistema será obrigatório, as equipes que não aceitarem serão penalizadas", declarou Maroni.

O chefe da polícia local, Antonio Maganelli, justifica a medida lembrando que entre 2002 e 2007 houve 1.114 incidentes que deixaram 5.388 feridos, causando a prisão de 7.827 pessoas.

"Não estamos falando de marginalizar os torcedores que fazem parte do sistema integrante do futebol, mas de excluir todos aqueles que vão

ANSA

Nenhum comentário: