quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ITÁLIA CONFISCA 700 MILHÕES DE EUROS DE TESTA-DE-FERRO DA MÁFIA.


19/11/2008

A Direção de Investigações Antimáfia italiana confiscou ontem (18) um patrimônio de 700 milhões de euros, em dinheiro e imóveis, do empresário Giuseppe Grigoli, que operava no ramo da distribuição alimentar e que geria com exclusividade os supermercados Despar no oeste da Sicília.

A medida foi emitida pelo tribunal da cidade siciliana de Trapani.

Grigoli, de 60 anos, havia sido preso no último dia 20 de dezembro acusado de associação mafiosa e de ser o "caixa" do "chefe" Matteo Messina Denaro.

No último mês de janeiro, 300 milhões de euros em bens já haviam sido confiscados do empresário.

A medida de prevenção patrimonial de hoje se refere a uma "série de atividades e movimentos financeiros realizados pelas empresas Grupo 6 Gdo e Grigoli Distribuição, assim como inúmeros outros grupos satelitares, que tinham o empresário como chefe".

Grigoli, considerado homem muito próximo do chefe mafioso Messina Denaro, é um dos mais ricos empresários sicilianos, conhecido como 'o rei dos supermercados Destar'.

Segundo os investigadores, que o acusam de associação mafiosa, Grigoli contribuía com o caixa do clã de Trapani e em seus negócios havia empregado homens próximos a esta família mafiosa.

O nome de Grigoli apareceu pela primeira vez em uma investigação após a captura do super chefe mafioso Bernardo Provenzano e a descoberta de algumas mensagens assinadas pelo "chefe" Matteo Messina Denaro.

Nas cartas, o chefe da máfia de Trapani escrevia ao padrinho de Corleone que por trás das empresas de Grigioli estava ele. O mafioso também fazia uma lista dos problemas encontrados pelo empresário, que se queixava dos clãs de Agrigento que lhe impunham o pagamento de uma taxa para proteção.

Contra o rei dos supermercados estão também as declarações de um mafioso arrependido agrigentino, Maurizio Di Gati.

Os bens confiscados, no valor de 700 milhões de euros, são: 12 empresas, 220 edifícios e mansões e 133 terrenos de 60 hectáres cada um.

As empresas confiscadas, assegurou a direção antimáfia, "não sofrerão repercussões negativas, nem interrupções".

ANSA

Nenhum comentário: