quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MÁFIA É A 'EMPRESA' MAIS BEM-SUCEDIDA DA ITÁLIA.


12/11/2008

A máfia é a empresa italiana mais bem-sucedida do país, com um faturamento de 130 bilhões de euros e ativos de quase 70 bilhões em investimentos e reservas. Os dados foram apresentados ontem (11) no relatório "SOS Empresa" sobre criminalidade, elaborado pela organização empresarial italiana Confesercenti.

O documento indica que, somente no setor comercial da máfia e de outras organizações criminosas, que incide diretamente no mundo empresarial, os ganhos obtidos superam os 92 bilhões de euros, equivalentes a 6% do PIB. "Cada dia, uma quantidade enorme de dinheiro passa dos bolsos dos comerciantes e dos empresários italianos para os mafiosos. Trata-se de uma cifra de aproximadamente 250 milhões por dia, 10 milhões por hora, 160 mil por minuto", informou o relatório.

O presidente da associação dos comerciantes, Marco Venturi, comentou que "a crise econômica torna a máfia ainda mais perigosa. É alarmante saber que a máfia irá procurar se aproveitar da vulnerabilidade e das incertezas da economia para fortalecer suas posições. Precisamos reagir com determinação, fazendo um pacto solene para organizar uma grande ofensiva pela legalidade".

ANSA

Nenhum comentário: