terça-feira, 18 de novembro de 2008

FERRARI COMEÇA PRÉ-TEMPORADA COM TESTADORES.

18/11/2008

Passadas duas semanas do encerramento da temporada 2008 da F-1, o circuito espanhol de Barcelona já recebeu testes das escuderias para o ano de 2009. Aproveitando a oportunidade a campeã mundial de construtores Ferrari levou seu dois testadores Luca Badoer e Marc Gene para a Espanha.

Os dois utilizaram um carro de 2008 com algumas modificações que tentam fazer comparações com as novas regras aerodinâmicas que a categoria terá a partir do ano que vem.

Os dois pilotos fizeram programas diferentes, enquanto Badoer testou a confiabilidade do motor desenvolvendo um longo trajeto, Gene andou pouco com o carro e concentrou-se no acerto. No fim o italiano foi o sexto e o espanhol o 14º entre os 17 pilotos que testaram.

Senna lida com nervosismo, realiza sonho na Honda e espera melhora

A estréia de Bruno Senna em um cockpit foi um dos momentos mais aguardados desta segunda-feira, em Barcelona. Afinal estaria na pista o sobrinho de Ayrton Senna, tricampeão da categoria, em uma semana decisiva para definir seu futuro na Fórmula 1.

Cercado de expectativa, Senna foi apenas o 15º colocado entre os 17 pilotos que foram à pista, mas um dos pilotos que superou foi o compatriota Lucas di Grassi, concorrente direto pela vaga na Honda. Mas na saída do circuito, Senna não disfarçou a alegria.

"O primeiro dia do meu primeiro teste na Fórmula 1 foi um momento tão grande quanto eu esperava que fosse. Eu me diverti muito e pude curtir. Estava bem relaxado, mas na primeira volta percebi o significado daquele momento. Foi muito importante", disse.

O brasileiro afirmou que procurou ao máximo assimilar as ordens da equipe, e reconheceu a necessidade de melhorar na atividade desta quarta-feira, quando volta à pista. "Há uma série de sensações novas como as mudanças de marchas, a potência do motor e a nova aerodinâmica. É tudo bem diferente da GP2, e ainda preciso de alguns ajustes para me sentir totalmente confortável na quarta", analisou.

Neste ano, Senna foi o segundo colocado da GP2, perdendo o título para Giorgio Pantano. Ele é um dos cotados para a vaga na Honda e sua performance nos testes em Barcelona será importante na definição. Lucas di Grassi e Alexander Wurz, terceiro melhor do dia, são os outros concorrentes.

O brasileiro também pôde testar os carros com pneus slicks, uma das novidades do regulamento da Fórmula 1 para 2009, e ficou satisfeito. "É estranho ver os Fórmula 1 com pneus slick. Ficaram parecidos com os GP2. Parecidos, em termos, no aspecto visual. Os tempos de volta nem são tão mais baixos, mas a diferenças técnicas são enormes. O motor é muito mais forte e a capacidade de frenagem é absurda", destacou.

Nesta terça-feira, Di Grassi testará nas duas sessões e terá a companhia do inglês Jenson Button. Titular do time em 2008, o britânico está praticamente assegurado na próxima temporada e será responsável por testar as peças feitas para atender as mudanças impostas na Fórmula 1 em 2009.

Enquanto aguarda o novo teste, Senna já sabe o que fazer nesta terça. "Vou pegar uma scooter e circular pelo autódromo para ver os caras andando", adiantou.

Agências internacionais

Nenhum comentário: