terça-feira, 16 de dezembro de 2008

REDE QUE PRETENDIA REORGANIZAR COSA NOSTRA É DESMANTELADA NA SICÍLIA.


16/12/2008

A Polícia italiana desarticulou na ilha mediterrânea da Sicília uma rede mafiosa que pretendia reorganizar a Cosa Nostra siciliana, informaram nesta terça-feira (16/12) fontes policiais.

A operação Perseo acontece desde o começo da manhã em várias cidades da Sicília e da Toscana (centro da Itália), onde foram emitidas 99 ordens de detenção contra supostos mafiosos.

Estas ordens foram ditadas como medida cautelar, já que a Polícia italiana investiga há nove meses a participação dos suspeitos na nascente organização.

Entre as ordens de detenção, estão as de importantes chefes da máfia siciliana, assim como as de colaboradores que pertenceriam a famílias mafiosas.

Os investigadores acham que, por trás da tentativa de reorganizar a cúpula da Cosa Nostra, está o mafioso Matteo Messina Denaro, foragido da Justiça.

Os suspeitos pretendiam reorganizar a chamada "comissão provincial" da Cosa Nostra, o órgão dirigente do grupo, embora ainda não tinham decidido quem seria o principal responsável.

"Se com a operação Gotha, de junho de 2006, a Cosa Nostra estava de joelhos, com esta operação Perseo, impediu-se que voltasse a levantar, cortando todas as cabeças pensantes de uma nova estrutura de comando que teria realizado, como em outros tempos, coisas graves", afirma o procurador antimáfia Pietro Grasso.

Segundo Grasso, esta incipiente organização tinha em mente vários atos criminosos, entre eles o ataque a algumas instituições italianas.

As investigações foram possíveis graças a intercepções telefônicas nos lugares nos quais os supostos promotores desta organização se reuniam para discutir novas estratégias.

Em julho, a imprensa italiana já apontava a possibilidade de que a Cosa Nostra estivesse se reorganizando, após o duro golpe representado pela detenção, em 2006, do "chefe de chefes" Bernardo Provenzano e de seu "sucessor", Salvatore lo Piccolo, em 2007.

Provenzano assumiu o controle da Cosa Nostra nos anos 80 junto com Salvatore Riina, após uma violenta guerra de clãs, um controle que passou a ser completo depois da detenção de Riina, em 1993, e que manteve durante mais de uma década.

Depois da detenção de Lo Piccolo, a Polícia considerou que a Cosa Nostra tinha ficado sem direção e que era uma organização sem estrutura.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: