sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

COM A CRISE, VALOR DE IMÓVEIS ASSEGURA ESTABILIDADE DAS FAMÍLIAS ITALIANAS.

19/12/2008

O patrimônio das famílias italianas se mantém graças à substancial estabilidade do valor dos imóveis, apesar de seus ativos financeiros sofrerem queda, segundo o Banco Central da Itália.

A instituição notificou nesta semana, em seu boletim estatístico, que o patrimônio financeiro das famílias italianas se reduziu 6% durante o primeiro semestre de 2008, "sobretudo por conta da baixa dos cursos acionários".

De acordo com o Banco Central, esta tendência negativa foi acentuada nos últimos meses do ano, por causa da crise financeira internacional. A família média italiana contava em 2007 com um patrimônio de 360 mil euros, apesar deste índice não contemplar o "elevado grau de concentração".

O país registra um alto índice de concentração de renda. Em 2006, por exemplo, a metade mais pobre das famílias italianas possuía menos de 10% da riqueza total, ao passo que os 10% mais ricos somavam quase metade da riqueza total.

O Banco Central italiano revelou também que 3% das famílias italianas têm patrimônio negativo, ou seja, mais dívida do que ativos. A instituição reforça que esta porcentagem é amplamente inferior ao de países como Estados Unidos, Reino Unido e França.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: