domingo, 21 de dezembro de 2008

ITÁLIA VAI DISTRIBUIR CAVIAR APREENDIDO PARA OS POBRES.

21/12/2008

As autoridades da cidade de Milão, no norte da Itália, estão se preparando para distribuir 40 kg de caviar beluga aos pobres da cidade, como presente de Natal. A iguaria foi apreendida em novembro passado, depois de ser descoberta com dois homens que haviam saído da Polônia e que levavam a carga escondida.

Segundo o jornal "Corriere Della Serra", essa quantidade de caviar beluga --a variedade mais cara de todas-- valeria US$ 550 mil, o equivalente a R$ 1,3 milhão.

A polícia italiana conduziu testes para confirmar que o caviar é comestível e agora a carga vai ser distribuída a cantinas de instituições de caridades e abrigos do governo.

Vários países europeus investiram na luta contra o comércio ilegal de caviar, depois que mais de 600 toneladas do produto foram contrabandeadas na União Européia entre 1998 e 2004. No entanto, no ano passado, as Nações Unidas suspenderam uma sanção que proibia a exportação de caviar beluga, depois que os países do Mar Cáspio concordaram em limitar a pesca do esturjão beluga, peixe do qual a iguaria é retirada.

A proibição havia sido imposta porque a espécie estava rapidamente desaparecendo do Mar Cáspio, fonte de cerca de 90% do caviar do mundo.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: