sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ITÁLIA QUER 50 MILHÕES DE EUROS PARA INFORMATIZAR PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.


26/12/2008

Prestes a assumir a presidência do G8 ( grupo dos sete países mais ricos e a Rússia), a Itália pretende arrecadar cerca de 50 milhões de euros entre o grupo para financiar a informatização dos sistemas administrativos em paises em desenvolvimento e a conexão em rede dos consulados.

O país tem como meta a criação de um "e-governance" (governança virtual), que proporcione mais transparência aos mecanismos democráticos. Segundo o chanceler italiano Franco Fratini, desde 2001, 26 projetos em 18 países foram realizados.

O projeto foi apresentado em coletiva na Itália por Frattini, que é ministro das Relações Exteriores, e pelo ministro da Administração Pública, Renato Brunetta.

Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, o chanceler italiano explicou que a iniciativa é do premier Silvio Berlusconi e que havia sido apresentada na última reunião do bloco em Gênova, 2001.

O ministro da Administração Pública afirmou que 28 milhões de euros foram arrecadados, mas que há a pretensão é chegar a fundo de 50 milhões para beneficiar 50 países.

Segundo as autoridades italianas, a informatização será um "enorme salto de qualidade, pois o Ministério das Relações Exteriores irá eliminar definitivamente todo o material impresso e vai criar um "modelo consular virtual on-line" com serviços que poderão ser acessados via internet pela comunidade italiana no exterior.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: