terça-feira, 2 de dezembro de 2008

NÍVEL DA ÁGUA CHEGARÁ HOJE A 1,10 METRO EM VENEZA.


02/12/2008

As inundações provocadas em Veneza pelo aumento do nível das águas, fenômeno conhecido como "água alta", não dão trégua à cidade italiana e hoje devem ficar em 1,10 metro acima do nível do mar, 46 centímetros a menos que na segunda-feira.


Segundo as previsões da Prefeitura, às 11h15 (8h15 de Brasília), Veneza deve registrar seu ponto máximo de maré alta, o que inundará entre 8% e 11% da cidade.

O 1,10 metro previsto para hoje é menos que o nível máximo atingido na segunda-feira, que foi de 1,56 metro acima do nível do mar, abaixo do 1,60 metro calaculado em um primeiro momento e que ameaçava inundar 90% do território de Veneza.

As sirenes voltaram a soar hoje e a Prefeitura ativou todos os sistemas para advertir a população das inundações, favorecidas pelo mau tempo na Itália e pelo siroco, vento que sopra em direção ao sul e que na segunda-feira mudou de direção, evitando uma piora da situação.

Veneza alcançou seu recorde de maré alta em 4 de novembro de 1966, quando as águas chegaram ao 1,94 metro acima do nível do mar.

Fonte: Agência EFE

MAR EM VENEZA ATINGE MAIOR NÍVEL EM 22 ANOS E INUNDA CIDADE



01/12/2008

Grande parte de Veneza amanheceu inundada nesta segunda-feira (01/12), quando chuvas e ventos fortes fizeram o nível do mar na cidade italiana atingir seu maior nível em 22 anos.

O prefeito de Veneza declarou estado de alerta e pediu que as pessoas fiquem em casa. "Este nível de água é excepcionalmente alto", disse o prefeito de Veneza, Massimo Cacciari. "Não se aventure fora de casa a menos que seja necessário".

Fortes chuvas fizeram o nível da água em Veneza alcançar 156 centímetros, submergindo as ruas e deixando a maior parte da histórica cidade italiana sob inundações. Turistas e moradores tiveram que caminhar com água até os joelhos.

Toda a cidade --fundada no século 15 sobre uma série de canais-- sofre com as enchentes periódicas causadas pelas chuvas. Contudo, os trabalhadores disseram não ter conseguido se precaver das enchentes desta vez pela velocidade com que o nível da água subiu com as fortes chuvas.

Os serviços de trem e táxi foram suspensos. Entre os locais afetados está a famosa Praça de São Marcos, onde fica a Basílica de São Marcos, um dos pontos mais baixos da cidade.

O Centro Maree, que faz a previsão das enchentes, afirmou que o nível do mar Adriático aumentou 1,56 metros --nível visto somente em 1986. O recorde histórico foi em 4 de novembro de 1966, quando a cidade foi destruída por águas que chegaram a 1,94.

Segundo o jornal italiano "La Reppublica", as chuvas diminuíram e o nível do mar está diminuindo lentamente.

O governo começou um projeto bilionário na cidade para impedir que o aumento do nível do mar destrua a cidade.

Itália

As fortes chuvas e ventos têm atingido não só Veneza, mas toda a Itália. Segundo o "La Reppublica", depois de um domingo (30) mais ameno, o mau tempo afetou todo o país na madrugada.

A situação é pior em Palermo, Napoli, Roma e várias cidades da região de Umbria, onde os fortes ventos derrubaram árvores.

Na capital, as chuvas deixaram um casal de idosos presos em uma inundação, dentro de seu carro. Um guarda conseguiu salvar o casal.

Fonte: Folha Online


Nenhum comentário: