segunda-feira, 4 de agosto de 2008

SENADORA ITALIANA FAZ GREVE DA FOME CONTRA "TRAGÉDIAS" LIGADAS À IMIGRAÇÃO.


02/08/2008

A senadora italiana Angela Marevantano iniciou neste sábado (02/08) uma greve de fome para pedir que parem as "tragédias do mar", que atingem os imigrantes ilegais que tentam chegar à Itália pelo oceano.

"Estou disposta a morrer para que acabem as tragédias do mar e o desembarques sem fim na minha ilha", anunciou à imprensa ao iniciar sua greve da fome numa barca ancorada na entrada do porto de Lampedusa.

"Quero protestar contra o dirigente líbio Muammar Kadhafi. Ele não pode seguir permitindo que imigrantes saiam das costas de seu país em travessias que sempre acabam em tragédia", acrescentou.

Angela é senadora italiana do partido populista Liga do Norte e prefeita adjunta da ilha de Lampedusa, onde mais de mil imigrantes clandestinos desembarcaram nos últimos dias.

A maioria dos clandestinos que chegam a Lampedusa sai das costas líbias, que estão a apenas 200 km da ilha italiana.

"Espero que meu gesto fará com que ele entenda que é preciso salvar essas pessoas. O governo italiano está começando a se mexer, e espero que notícias positivas cheguem em breve para que eu possa interromper minha greve da fome", destacou a senadora.

Somente na quinta-feira, mais de 800 clandestinos desembarcaram na pequena ilha de Lampedusa, ao sul da Sicília, obrigando as autoridades locais a instalar uma ponte aérea com outras cidades italianas para permitir o alojamento destes imigrantes.

De acordo com o ministério do Interior, o número de imigrantes clandestinos que chegaram a Lampedusa dobrou entre os primeiros semestres de 2007 e 2008.

Fonte: Agências Internacionais

Nenhum comentário: