terça-feira, 12 de agosto de 2008

INFLAÇÃO NA ITÁLIA TEM MAIOR ALTA DESDE 1996.


11/08/2008

A inflação na Itália aumentou 4,1% neste último mês de julho em comparação com o mesmo período do ano anterior, maior alta desde junho de 1996, segundo dados definitivos publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Italiano de Estatísticas (Istat).

A inflação cresceu 0,5% em julho, com relação ao dado do mês anterior, anunciou a Istat, que confirmou assim suas estimativas provisórias publicadas dia 31 de julho. Os maiores aumentos na Itália foram em transportes, produtos alimentícios e bebidas alcoólicas.

A Istat afirmou no entanto também que a inflação para a compra de todos os dias, ou seja, o preço dos produtos adquiridos com freqüência, subiu 6,1% sobre base anual e 0,4% com relação ao mês anterior.

Os produtos de alta freqüência de compra incluem além de alimentos e bebidas, aluguel, bens não-duráveis, serviços para a casa, combustíveis, transporte urbano, alimentação em horário de trabalho e gastos com saúde. "Um setembro negro nos espera", disse a Organização em Defesa dos Consumidores, Codacons, após conhecer os dados do Istat de hoje.

"As famílias serão afetadas pelo aumento dos gastos diários, bens aos quais dificilmente podem renunciar, são estes os produtos que põem em crise as famílias que vivem com menos de 1500 euros mensais", afirmou a Organização.

ANSA

Nenhum comentário: