sexta-feira, 8 de agosto de 2008

ITÁLIA PERTO DA QUARTA RECESSÃO ECONÓMICA EM DEZ ANOS

08/08/2008

A economia italiana abrandou inesperadamente no segundo trimestre do ano, ficando à beira da quarta recessão dos últimos dez anos. O banco central italiano estima que a economia cresça 0,4% em 2008, o nível mais baixo desde 2003.

No segundo trimestre, a economia italiana, a quarta maior da Europa, abrandou 0,3%, após ter avançado 0,5% nos primeiros três meses do ano, revelou o instituto de estatística italiano. A economia do país estagnou face ao período homólogo.

Os economistas contactados pela Bloomberg esperavam uma estagnação da economia no segundo trimestre face ao trimestre anterior.

A evolução da economia no segundo trimestre deixa o país à beira de mais uma recessão económica, a quarta na última década.

"As previsões para a economia italiana deterioraram-se a um ritmo alarmante", comentou Jonathan Loynes, analista do Capital Economics, citado pela Bloomberg. "Se o país não implementar rapidamente reformas económicas muito necessárias, poderá continuar a perder terreno para as outras economias da Zona Euro", acrescentou o analista.

O banco central italiano estima que a economia vai crescer apenas 0,4% em 2006, o nível mais baixo desde 2003.

Fonte: Mediafin.pt

Nenhum comentário: