domingo, 29 de junho de 2008

VESTIBULAR 2009: CURSO DE LETRAS EM ITALIANO.


Após uma longa espera, finalmente o Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná oferecerá, a partir do vestibular de 2009, 15 vagas especificas para licenciatura e bacharelado de Letras - Italiano, segundo divulgou o Núcleo de Concursos da universidade citada.

Até o concurso do ano passado, os candidatos que pretendiam cursar Letras - Italiano precisavam se inscrever para as 25 vagas comuns que abrangiam alemão, grego e latim.

O número específico de vagas é uma reivindicação antiga do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPR e da área de Italiano em particular.

A UFPR precisava se adequar ao que já existe há mais de 20 anos em outras grandes universidades, principalmente do centro e do sul do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras.

Claramente, nestes estados o estudo da língua e da cultura italianas são incentivados pelo grande número de descendentes de italianos que ali residem.

Lucia Sgobaro Zanette, professora-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, afirma que estas 15 novas vagas são uma conquista importante, já que faltam professores de italiano no Paraná.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado do Paraná, dos 33 núcleos existentes pelo menos 30 precisariam e gostariam de oferecer a seus alunos aulas de Língua e Cultura Italianas ministrados por professores com licenciatura pertinente.

Desde 1978, o curso de Letras de Italiano da UFPR conta com a participação de professores italianos, por meio do programa "Professor-Leitor".

No início de 2008, chegou à Universidade a professora Sílvia Pozzati, que está entre os 10 profissionais italianos vinculados ao programa que atuam em outras universidades públicas do Brasil.

O professor-leitor custeado pelo país de origem permanece por um período máximo de cinco anos e ministra aulas na universidade, além de atuar como agente entre esta e o consulado.

Na opinião do professor Antonio Carlos Gondim, assessor de Relações Internacionais da Universidade, as novas vagas do curso de Letras em Italiano tendem a ampliar o intercâmbio de professores e estudantes da universidade com as instituições italianas.

"Hoje já temos uma forte cooperação com a Itália, que tende a aumentar", afirma Gondim.

"Este intercâmbio é importante não só pelas questões científicas e tecnológicas, mas também pela interação cultural", conclui.

A UFPR mantém acordos de cooperação com as universidades italianas de Pisa, Florença, Milão, Pádua, Bolonha e Parma, em diversas áreas do conhecimento.

ANSA

Nenhum comentário: