domingo, 8 de junho de 2008

Luta contra a máfia começa nas escolas.


NÁPOLES, 6 JUN (ANSA)

O secretário regional do partido Itália dos Valores na região da Campania, Nello Formisano, propôs que o filme "Gomorra" seja exibido nas escolas italianas como "instrumento de luta contra a máfia".

O filme "Gomorra" (2008), dirigido por Matteo Garrone, é uma adaptação ao cinema do livro de Roberto Saviano que retrata de modo seco e preciso o funcionamento da máfia napolitana Camorra e recebeu o "Grande Prêmio" no Festival de Cannes deste ano.

"Todos nós o aplaudimos com convicção, pelo significado profundo do livro de Roberto Saviano e do filme de Matteo Garrone, justamente premiado no Festival de Cannes", afirma uma nota assinada por Formisano.

"Agora livro e filme podem e devem ser usados dignamente, podem e devem ser instrumentos na luta contra a Camorra e se tornarem mais uma ferramenta de leitura entre os mais jovens".

"O melhor contexto é aquele das escolas", explica. "Ali, de fato, por meio da visão do filme e da leitura do livro, poderia abrir-se um debate com os estudantes, para entender de fato a realidade que os circunda e para encontrar instrumentos com os quais alterá-la".

"A política e as instituições devem dar o exemplo, mas aos jovens pedimos que façam uma escolha limpa, visando percorrer o caminho da legalidade. Por eles mesmos, pelo seu futuro e pelo futuro da Itália", acrescenta a nota, em referência à sedução que a máfia exerce sobre os jovens italianos, desiludidos com o sistema político.

O partido Itália dos Valores é dirigido pelo juíz Antonio Di Pietro, magistrado que ficou conhecido como um dos protagonistas da operação "Mãos Limpas", uma investigação dos anos 90 contra a corrupção nos altos círculos de poder italianos.

(ANSA)

Nenhum comentário: