sábado, 21 de junho de 2008

Oposição anuncia protesto contra Berlusconi.

ROMA, 20 JUNHO de 2008

A centro-esquerda acusou o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, de favorecer os seus interesses pessoais sobre os do país e anunciou uma "grande manifestação nacional" de protesto para o segundo semestre deste ano.


"Silvio Berlusconi é incapaz de diferenciar entre interesse privado e público", alertou o líder opositor do Partido dos Democratas (PD), Walter Veltroni, que encabeça a principal formação de oposição e que, pela primeira vez desde a derrota da centro-esquerda nas eleições de abril, reuniu 2.500 delegados.

Veltroni afirmou hoje (20) que a oportunidade de dialogar com a maioria de centro-direita "talvez tenha se perdido definitivamente" depois da aprovação de uma norma que bloqueia processos criminais, um deles contra Berlusconi.

"Estou indignado, mas não surpreso pela aprovação desse texto desejado chefe de governo", destacou o ex-prefeito de Roma. O secretário do PD também anunciou que a oposição organizará uma série de protestos contra o Executivo, que culminarão em uma "grande manifestação nacional".

Em Bruxelas, na Bélgica, o primeiro-ministro respondeu às críticas dizendo que denunciará procuradores e juízes que querem "subverter" a democracia na Itália, e atacou a oposição.

"Não existe uma norma 'salva-Berlusconi'. Estou indignado com isso e direi aos meus advogados que não quero me aproveitar deste texto, posto que quero tomar distância de qualquer suspeita. Trata-se de uma norma que salva todos", opinou o premier, ao falar das emendas do decreto que legitimam a impunidade.

ANSA

Nenhum comentário: