quarta-feira, 4 de junho de 2008

FESTA ITALIANA NO BRÁS AGUARDA 140 MIL PESSOAS.

04/06/2008

A Festa de São Vito Mártir, uma das mais tradicionais celebrações italianas da cidade, no Brás, começou nesta terça-feira e vai até 13 de julho, aos sábados e domingos. Para este ano, em sua 11ª edição, está prevista a participação de 140 mil pessoas, ante 120 mil em 2007. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) deve participar da abertura, às 20h30.

Mamas da Festa de San vito.

Em uma área de 1,2 mil metros quadrados da Rua Polignano a Mare, enfeitada com bandeirolas, banners e iluminação especial, será possível experimentar pratos da cozinha italiana feitos por "mammas", como ficazella (uma espécie de fogazza), gumirella (churrasco polignese), macarronada, doces italianos, antepastos e pães. Também será ocupada a Rua do Lucas, o que fará com que a área utilizada chegue a 2 mil m², todos cobertos. Os freqüentadores pagarão R$ 25 no sábado e R$ 20 aos domingos para participar. Os lucros serão revertidos para as obras sociais da Paróquia de São Vito Mártir.

Com o ingresso, terão direito, nas 30 barracas montadas no local, a um antepasto, uma ficazella, um prato de massa, uma bebida e um tíquete para os sorteios promovidos na cantina. Aproveitarão, também, os shows do cantor Fred Rovella e sua banda, para proporcionar aquele clima de festa na casa dos amigos. As músicas mais pedidas, tradicionalmente, são Funiculi Funiculá, Tarantella, Volare, Uei! Paisano e Dio Come ti Amo.

CULTURA

A festa também terá um lado cultural. A fotógrafa Ângela Di Sessa vai filmar os participantes e ouvir suas histórias sobre a memória italiana em São Paulo. "A nossa idéia é expor o trabalho Santu Paulo, sobre a visão da cidade para os imigrantes", afirmou. O artista plástico Dario Bueno vai expor uma de suas obras, que expõe a história da cidade por meio de 450 malas. O Memorial do Imigrante vai participar com a mostra Cancioneiro da Imigração, que discorre sobre as várias ondas de imigração da metrópole. De acordo com o diácono Alfredo Meletti, organizador da festa, os lucros serão investidos em atividades como a manutenção das obras sociais da paróquia e um projeto de inclusão digital no bairro.

A festa é das 17 à meia-noite aos sábados e das 17 às 23 horas aos domingos. Convites pelo (11) 3227-2296 ou em http://www.igrejasaovito.org/.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: