quarta-feira, 25 de junho de 2008

Calor asfixiante atinge a Itália.


ROMA, 24 JUNHO de 2008

Sol africano sobre a Itália faz aumentar o número de cidades que sofrem com a onda de calor.


Nos próximos três dias são 11 as mais atingidas, segundo o Sistema de alerta do Departamento da Proteção Civil, que monitora 26 centros urbanos.

São 11 as cidades que nos próximos três dias atingirão o nível 3, isto é, o mais alto e de risco, que indica uma situação de calor patológico em curso e que determina um aumento da mortalidade na população: Bolzano (com uma temperatura de 36ºC), Brescia (35ºC) e Verona (38ºC); Civitavecchia chegará ao nível 3 depois de amanhã (temperatura recorde de 39ºC no dia 26); Florença (35ºC), Perugia, Rieti e Roma (36ºC) amanhã e depois de amanhã; Turim, Milão (36ºC) e Latina (37ºC) depois de amanhã.

Outras cidades (Bolonha, Frosinone, Genova, Reggio Calabria e Trieste) estão no nível 2, que indica temperaturas elevadas e condições meteorológicas que podem ter efeitos negativos sobre a saúde da população de risco (idosos, crianças e pessoas com patologias cardiovasculares).

METEOROLOGIA INDICA AR ABAFADO ATÉ O COMEÇO DE JULHO

O Anticiclone dos Açores foi substituído pelo Anticiclone Africano, uma área de alta pressão que lentamente desloca o ar tórrido proveniente diretamente das regiões saarianas: este é o motivo que intensifica o calor e dá a sensação de ar abafado.

Segundo previsões do meteorologista Andrea Giuliacci, do Centro Epson, a alta pressão ficará sob a península até meados da próxima semana.

Nos próximos dias as temperaturas à tarde ficarão entre os 30ºC e os 34ºC, com picos de 36-37ºC e um ar abafado que elevará a percepção térmica para 40ºC. As temperaturas começarão a ficar mais amenas entre 5 e 7 de julho.

ANSA

Nenhum comentário: