sábado, 7 de junho de 2008

Morre o cineasta Dino Risi, pai da comédia italiana.

Sábado, 7 de junho de 2008

O cineasta italiano Dino Risi, pai da comédia italiana, morreu na manhã deste sábado em Roma, aos 91 anos, segundo a imprensa local. Risi, nascido em 23 de dezembro de 1916 em Milão, se tornou nos anos 50 em um dos grandes realizadores das comédias italianas, com grandes sucessos como Os Monstros, de 1963.



O cineasta trabalhou com os principais atores italianos da segunda metade do século XX, em especial Sophia Loren, Vittorio Gassman, Alberto Sordi e Ugo Tognazzi.

Risi realizou 54 filmes em meio século, em que apresentou um sutil retrato da sociedade italiana. Ele era formado em medicina e especializado em psiquiatria e antes de se lançar no cinema foi crítico, roteirista e produtor de documentários.

O italiano começou sua carreira como assistente de Mario Soldati em Piccolo mondo antico (1941) e de Alberto Lattuada em Giacomo l'idealista (1942). Filmou cerca de 20 curtas nos anos 40.
Na década de 50, se instalou em Roma para definitivamente se consagrar no cinema. Em 1951, filmou Vacanze col gangster e em 1955 Pane, amore e... com Sophia Loren.

Seu primeiro filme de sucesso foi Poveri ma belli, realizado em 1956. Também filmou Profumo di donna (Perfume de Mulher), em 1974, com Gassman e Agostina Belli, com o qual recebeu um César de melhor filme estrangeiro na França.

Dino Risi recebeu um Leão de Ouro por sua carreira em Veneza (2002). Após a morte de Michelangelo Antonioni e de Ingmar Bergman, em julho de 2007, Dino Risi, com 90 anos de idade, disse que "poderia ir de uma hora para a outra, mas vou esperar, porque se morro agora, os jornais colocarão a informação na parte de esportes".

AFP

Nenhum comentário: