terça-feira, 16 de setembro de 2008

UNIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS NO PROCESSO DE CIDADANIA DEVE ACONTECER A PARTIR DE OUTUBRO

16/09/2008

A simplificação do processo do reconhecimento da cidadania italiana, mediante a unificação dos procedimentos em todos os consulados da Itália no país, deverá entrar em curso a partir de outubro deste ano, por iniciativa da Embaixada da Itália no Brasil. A disposição foi comunicada durante encontro técnico que reuniu, no Consulado da Itália em São Paulo, na última sexta-feira (12), o cônsul Marco Marsilli, membros do Comites - Comitê dos Italianos no Exterior - de São Paulo, representantes de Patronatos e do CGIE, e o deputado eleito pela circunscrição Exterior América do Sul, Fabio Porta.

A presidente do Comites, Rita Blasioli Costa, qualificou a reunião como muito positiva, com respostas satisfatórias por parte do Consulado. Segundo ela, além da criação de um roteiro único comum a todos os Consulados no Brasil, a contratação de 33 funcionários para atender a circunscrição de São Paulo, no âmbito do task force, deverão contribuir para diminuir a fila da cidadania, estimada, atualmente, em 380 mil processos. Também foi acertada, no encontro, a retomada dos processos para a cidadania de filhos de italianos, desde fevereiro passado, paralisados nos Patronatos.

A respeito do agendamento das legalizações de documentos para a cidadania italiana, aberto pelo Consulado em São Paulo, na semana passada, foi garantido que as inscrições não sofrerão interrupção a partir de um número máximo de inscritos, como ocorreu em 2007.

Oriundi

Nenhum comentário: