domingo, 21 de setembro de 2008

FILA PARA TER CIDADANIA ITALIANA TEM 380 MIL EM SÃO PAULO.

21/09/2008

A fila para descendentes de italianos interessados em obter reconhecimento da cidadania está parada em São Paulo. Há um ano e meio, nenhum novo caso é convocado. Existem cerca de 380 mil pessoas com processos em análise nas mãos de poucos funcionários do Consulado Geral da Itália, em São Paulo, conforme mostra reportagem de Juliana Coissi e Verena Fornetti, publicada na edição deste sábado da Folha informa (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)

De acordo com a reportagem, a contradição entre a alta demanda e o baixo número de técnicos para avaliação faz com que a espera pela cidadania demore quatro, cinco anos. A reportagem informa que há quem já aguarde pelo direito há mais de dez anos.

A reportagem informa que todo brasileiro descendente de homem italiano (pai, avô etc.) ou que tenha nascido depois de 1948, se o ascendente é mulher italiana, pode requerer a cidadania. O direito permite à pessoa, por exemplo, morar legalmente na Europa.

Segundo o consulado e a Embaixada da Itália no Brasil, existem 5 milhões de descendentes só na capital paulista e 9 milhões no Estado.

Força-tarefa

A reportagem informa que o governo italiano iniciou uma espécie de força-tarefa para conseguir dar vazão aos processos de pedido de reconhecimento da cidadania, que estão represados em todo o Brasil.

Segundo a cônsul Lucia Pattarino, de São Paulo, nove pessoas já passaram por provas e foram contratadas exclusivamente para atuar na análise de processos de cidadania.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: