sexta-feira, 12 de setembro de 2008

BERLUSCONI BUSCA ACORDO NUCLEAR COM GOVERNO BRITÂNICO.


O premier italiano, Silvio Berlusconi, declarou que a Itália é um país "muito sólido" com um "alto nível de bem-estar", que deve superar junto com a Europa a crise econômica dos anos recentes, dando impulso às pequenas e médias empresas e libertando-se da tirania do petróleo através de um rápido desenvolvimento da energia nuclear.

Berlusconi deu tais declarações em sua visita a Londres, onde teve um encontro com o premier britânico, Gordon Brown.

"A Itália é um grande aliado da Grã-Bretanha e também um parceiro econômico chave, além de uma das principais economias globais", disse Brown ao abrir a coletiva de imprensa com Berlusconi.

"Foi um prazer encontrar Brown e ver que também entre nós está nascendo um bom relacionamento, que espero possa se transformar logo em amizade", declarou Berlusconi.

Durante o encontro, ambos discutiram os caminhos para fazer a Europa sair da zona de "crescimento zero", além de conversar sobre a crise dos preços, a dependência do petróleo e o conflito entre Rússia e Geórgia.

Sobre esse último assunto, Berlusconi afirmou que as relações entre a Itália e os Estados Unidos não estão absolutamente em crise devido à ligação privilegiada da Itália com a Rússia, como sugeriu hoje o jornal britânico Financial Times.

Berlusconi não hesitou ao afirmar que a Rússia participará do G8 também em 2009 "sem nenhuma dúvida". Para Brown, a fórmula preparada pela Itália para a próxima presidência de turno do G8 em 2009 será "seguramente produtiva".

Os dois políticos também se disseram confiantes em relação ao desenvolvimento de energia nuclear e disseram que a Itália e a Grã-Bretanha trabalharão juntas "por uma cooperação no setor nuclear". "Queremos participar com os nossos capitais na realização de novas centrais na Grã-Bretanha e na França", disse Berlusconi.

ANSA

Nenhum comentário: