sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ITALIANOS SE REVOLTAM CONTRA PALAVRAS EM INGLÊS.

12/09/2008

Para muitos, a mistura do inglês enfraquece a identidade italiana
Uma pesquisa realizada pelo site de um dos mais influentes centros de estudo da língua italiana, a Sociedade Dante Alighieri, apontou a palavra inglesa weekend como a que mais irrita os italianos.

O instituto perguntou durante quatro meses quais as palavras em inglês que mais irritam os internautas - 70% deles italianos - ao serem usadas por italianos.

Depois de "il weekend", que atraiu 11% dos votos, os leitores escolheram ok, que para os internautas seria informal e não profissional.

"Quem poderia imaginar que os italianos protestariam contra 'il weekend'. Curto demais? Não, pouco italiano demais", afirma o comunicado divulgado no site da Sociedade Dante Alighieri.

Os especialistas em italiano dizem que a expressão italiana fine settimana significa exatamente a mesma coisa e que, por isso, seria inútil, ainda que elegante, usar a palavra em inglês.

Política e economia

Várias das palavras criticadas pelos internautas italianos vêm da política e da economia.

Briefing atraiu 5% dos votos, enquanto mission teve 4% e devolution, 3%.

"Está claro que os italianos pedem mais respeito e mais proteção à sua língua", diz a nota do instituto.

Entre a população, as opiniões parecem estar mais divididas. Alessandra, uma secretária entrevistada pelo jornal britânico The Daily Telegraph, afirmou acreditar que o uso do inglês faz parte da globalização.

"Não acho que faça diferença se usamos palavras em inglês. Muitas vezes, é mais rápido, como usar il weekend, em vez de fine settimana", disse.

Já a chefe de Alessandra, Maria, afirmou preferir falar inglês ou italiano, e não uma mistura de ambos.

"As pessoas acham que é chique usar palavras em inglês, mas eu não gosto nada disso. É importante manter a língua limpa."

A pesquisa da sociedade faz parte de uma campanha para garantir que o italiano continue a ser uma das principais línguas nos trabalhos da União Européia.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: