quinta-feira, 25 de setembro de 2008

3º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE ROMA HOMENAGEIA O CINEMA BRASILEIRO.

25/09/2008

O 3º Festival Internacional de Cinema de Roma vai homenagear o cinema, a música e a cultura brasileira, através da exibição de filmes, fotografias e espetáculos, e será inaugurado em 22 de outubro com um show de música brasileira em Piazza Navona, uma das localidades turísticas mais tradicionais da capital italiana.

A abertura do festival será realizada na frente da embaixada do Brasil, com direção de Arto Lindsay e cenografia de Ernesto Neto e vai preceder uma homenagem ao cinema brasileiro, que contará com a presença do diretor Nelson Pereira dos Santos, da atriz Fernanda Montenegro e do cantor Caetano Veloso.

A programação do Festival de Roma, presidido pelo crítico italiano, Gian Luigi Rondi, foi apresentado hoje em um cinema da capital italiana.

A seção "Olho no Mundo 2008" será dedicada ao Brasil e à retomada que vive há alguns anos o cinema brasileiro. "Miramos uma transversalidade de escolhas de artes que caracteriza e marca a seção 'Olho no Mundo' e, além disso, oferece o privilégio de falar não apenas de cinema, mas também de artes visuais, do social e, naturalmente, de música", disse a responsável Gaia Morrone. O Festival exibirá dez longas-metragens e onze documentários brasileiros.

A terceira edição do Festival de Roma também homenageará o fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, através de uma exposição de fotografias, a primeira na Itália, realizada em colaboração com a Fundação Pierre Verguer de Salvador. Também será exibido o documentário "Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre Dois Mundos" (1998), dirigido por Lula Buarque de Holanda, que mostra a vida e obra do fotógrafo e etnólogo.

ANSA

Nenhum comentário: