terça-feira, 20 de maio de 2008

Itália quer encontro com Espanha.

ROMA, 19 MAIO

O Chanceler da Itália, Franco Frattini, solicitou hoje ao embaixador italiano em Madri a convocação de um encontro interministerial para ilustrar "aos colegas espanhóis aquilo que não conhecem" sobre a política de imigração do novo governo italiano, liderado pelo mega-empresário conservador Silvio Berlusconi.

O encontro que o embaixador Pasquale Terracciano deve articular será marcado, provavelmente, para essa quarta ou quinta-feira, e reunirá o ministro italiano das Políticas Européias, Andrea Ronchi, e seu homólogo espanhol, Diego López Garrido. Segundo Frattini, a reunião é um passo necessário porque as declarações de representantes do governo espanhol, "além de desagradáveis, são fruto da falta de conhecimento das iniciativas do governo de Berlusconi sobre este tema". Recentemente, alguns membros do governo de José Luis Rodriguez Zapatero lançaram críticas às medidas e atuação do novo governo italiano, no que diz respeito à política de imigração que está em estudo na Itália.

Na última sexta-feira, a vice-presidente espanhola, María Teresa Fernández de la Vega, declarou que não concorda com a "política de expulsões" do país e, neste domingo, o ministro Celestino Corbacho (Trabalho) acusou o governo Berlusconi de discriminar imigrantes. Todas as declarações foram consideradas "imprudentes" pelo chanceler italiano e pelo governo de Berlusconi, que inclui em sua coalizão a Liga Norte, partido de extrema direita com linhas separatistas e xenófobas.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: