quarta-feira, 14 de maio de 2008

Berlusconi dará prioridade ao crescimento.


ROMA, 13 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, informou hoje que dará prioridade ao crescimento para permitir que a Itália saia de sua longa fase de estagnação, durante o seu primeiro discurso político para pedir o voto de confiança da Câmara dos Deputados.

"O problema principal de nosso país é retomar o crescimento após uma longa fase de queda de nossa produção econômica", destacou. "O país deve e tem que se levantar. Temos toda a capacidade para voltar a caminhar e começar um novo período, que deve ser o de uma fase de crescimento", insistiu.

Berlusconi enumerou as prioridades do seu Executivo: a solução da crise do lixo em Nápoles e arredores, a eliminação do imposto sobre a primeira casa (conhecido como ICI) e das taxas de horas extras. A Itália deve "permanecer dona de sua própria casa, mantendo a sua tradicional hospitalidade", disse o premier italiano, em se referindo ao problema da imigração. O seu Executivo prepara um decreto que considera a imigração sem documentos um crime na Itália, o que facilitará as expulsões.

As medidas que o governo está preparando destinam-se principalmente aos romenos, acusados de vários crimes que assolaram o país (a questão da segurança foi um dos temas-chave da campanha eleitoral). O chefe de governo também convidou a oposição de centro-esquerda para um "diálogo transparente" a partir deste momento.

"O diálogo pode e deve começar já, após o voto de confiança", previsto para acontecer nesta quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados e na quinta-feira (15) no Senado, para "retomar as reformas de que a Itália tanto precisa", afirmou Berlusconi.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: