sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

RESIDENZA: Aguardando o Vigile!

Buongiorno, amici!

Mais uma vez surgiu a oportunidade de escrever contando as novidades!!! Notebook ainda nao comprei...vou esperar virar o ano...creio que devera cair o preco...Aos amigos que me perguntaram, aqui tem laptops a partir de 350 euros...e como somos estrangeiros e nao pagamos imposto, temos direito a restituicao do mesmo! Na verdade, temos direito a restituicao sobre diversos produtos: cameras, filmadoras, celulares, notebooks etc desde que o preco seja superior a 155 euros. Procure por lojas com o selo "EURO FREE TAX". Ao comprar o aparelho, vc preenchera um formulario. O imposto abatido varia de 12 a 35% me parece. Um descontasso na minha opiniao!

Nas lojas em q nao se veem esse adesivo, tambem se tem direito. Mas, nesse caso, deve-se reclamar na alfandega um carimbo sobre as notas. No retorno ao Brasil, enviando essas notas para a loja, enviam a restituicao pra vc no Brasil (quanto a forma, ainda nao sei).

Portanto, prefiram escolher as lojas com o selinho acima!

Notebook, cams e eletronicos de forma geral, muito mais baratos que no Brasil. Playstation 3 por EUR 299.

A qualidade de vida na Italia (aqui no Veneto) eh tao boa, que a maioria das familias tem 2, 3 carros e moto...compra-se um motorino por 300 euros...usados por menos que 200...carros por menos de 2000 (evidentemente que existem ai as variantes: kilometragem, modelo, acessorios etc). Mas mesmo assim, nao se compara com o Brasil...eh muito facil comprar um poizezinho aqui, 2, 3...

O Seguro eh obrigatorio e, as vezes, mais caro que o proprio carro...EUR 1400 euros para todos os carros, modelos, etc. O seguro da moto, ao contrario do brasil, eh baratinho...400 euros...Ontem um amigo nosso comprou uma Ninja 600cc por 3.200 euros (menos de 10 mil reais). No Brasil essa moto eh carissima!

Enfim...agora voltarei ao processo em si!

Como havia dito, posamos no hotel para tentar escapar da problematica envolvendo a carta di hospitalita...ha uma lei, depois vou ver se acho para passar a voces, que diz que o estrangeiro que se hospeda em hotel, nao precisa ir a questura fazer a declacao de presenca...isso porque o hotel envia uma copia do registro pra questura.

Foi por isso que passamos uma noite no hotel.

O hotel nos forneceu uma carta, dizendo que "o senhor fulano de tal, brasiliano, passaporto numero tal etc se hospedou em nosso hotel no dia tal tal tal". Entretanto, o Comune exigia, alem dessa cartinha, uma copia do registro. E isso o hotel negou nos fornecer!

Vejam que queriamos apenas uma fotocopia!

Depois, solicitamos que, jah que nao rolaria a fotocopia, que entao escrevessem na propria cartinha as informacoes contidas no registro. Tambem nao rolou...

Bem...

Ai, fomos ate o Comune tentar explicar a historia...

Pela graca de Deus, conseguimos sair de la, nao com a declaracao de presenca na forma que conhecemos (aquele modelinho etc) mas com a propria recivuta (recibo) de agendamento de residencia!!!

Demos entrada na documentacao todinha ontem e estamos a espera do vigile!!!! que, segundo nos disseram, devera passar aqui ou dia 15, ou dia 22. Mas tambem disseram que poderia passar hoje, pq amanha nao passa...por isso, hoje, nao podemos sair de casa!

Aqui tem muitos brasileiros! Tem gente q fala um pouquinho de italiano, outros nao falam niente. Nao vi ninguem aqui com italiano fluente...mas a dica q dou eh, estudem...nao com stress...estudem numa boa, tranquilamente, mas nao deixem de estudar...porque o que eu estudei esta me ajudando muito aqui!

Dica que dou: pecam a NON RINUNCIA no mesmo dia que fizerem o pedido da residencia. Isso vai acelerar muito o processo! Tentem conseguir fazer isso no comune em que forem dar entrada.

Outra dica: contratem um bom assessor, porque na teoria, eh soh chegar e fazer a declaracao...na teoria, eh soh pedir a residencia...

Mas a verdade eh que, na PRATICA, os italianos procuram dizer NAO sempre que podem!! Um italiano nato que se expresse bem, conheca a lingua e sobretudo as leias de cidadania pode ajudar muito a dirimir conflitos!

Outra coisa importante:

A despeito dos boatos envolvendo o tema, fato eh que:

Aqui perto de onde estamos em Marghera, o Comune NAO ESTA MAIS ACEITANDO DOCUMENTACAO DE TATARANETOS; TRISNETOS; E BISNETOS!!

Embora nao haja ainda uma lei e eles nao possam fazer isso, ESTAO FAZENDO! E isso criara muita dor de cabeca! Tu vai ter que recorrer ao sindaco, advogado etc...portanto, considere um assessor de sua confianca (que tambem nao ira resolver tudo, esteja ciente. Sera uma voz a mais para ajuda-lo).

Em suma, os passos ate agora, que surtiram efeito foram:

1) Hospedagem no hotel e obtencao da carta;
2)Ida ao Comune (anagrafe) e solicitado a residencia;
(Aqui, o Ufficiale del Comune vai querer ouvir de vc o endereco de residencia. Portanto, memorize-o).

3)Entrega dos documentos no mesmo local acima e pago o selo (marca da bollo, 14,62 euros, comprado em tabacarias, identificadas pelo "T"),
Observe que nao fizemos a Declaracao de Presenca porque a cartinha do hotel tem esse mesmo valor, visto que o objetivo da Declaracao de Presenca eh informar a sua presenca a Questura e, no caso de quem se hospeda em hotel, o proprio hotel jah faz isso.

Aguardem que continuarei postando tudo.

A dopo!

2 comentários:

Saulo Capoeira disse...

fala leandro estou acompanhando vcs ai valew....e quanto a casa propria e dificil? quanto custa uma casa ai?
valew abco

Leitte disse...

Olá Leandro, achei ótimo o seu blog e se possível gostaria de saber como vc fez para alugar o seu apartamento? imobiliaria ou com o proprietario? se tem como fazem contrato para curta permanencia ...um exemplo seria por 3 meses... desde já obrigado! abraço.